Gosto de fazer uma analise dos eventos, principalmente eventos que mereçam tal analise, pois acho que é por esse caminho que podemos ver nosso esporte crescer. Escrevo sem medo, pois também já estou mais parando que jogando, e coloco a visão de jogador, técnico e representante de clube.
Esse campeonato brasileiro foi, na minha concepção, o melhor campeonato brasileiro já realizado nos últimos anos, não somente pela parte organizacional, mas também pela parte técnica. Alguns detalhes chamaram minha atenção, tanto positivamente como do contrario.
Para iniciar, gostaria de parabenizar o time da ginástica, que com certeza absoluta era o melhor time, o mais preparado e fez por merecer a conquista do titulo, não dando nenhuma chance aos seus adversários. Investindo na contratação de jogador estrangeiro, repatriando jogador que estava fora, treinando bastante, foram merecedores das medalhas douradas que nos seus pescoços repousam agora.
Também aproveito para elogiar a estrutura montada, pois finalmente um clube caprichou e resolveu plantar para colher. Colocaram arquibancadas, guarda-sóis, balões, cadeiras, mesas, bar, cercou o campo com bandeirolas, enfim, montou uma bela estrutura, condizente com o Campeonato Brasileiro Adulto de Punhobol.
Alem disso, convocou uma bela torcida (acredito que 400 pessoas, pelo menos) que foram ao clube para torcer, para conhecer o esporte, para prestigiar os jogadores do clube, e fizeram uma bela festa. Pena que alguns poucos, infelizmente, queriam atrapalhar a festa toda. Dois jogadores do meu clube foram agredidos fisicamente por torcedores, e não vou nem comentar as agressões verbais, pois não vale ressaltar a ação de alguns poucos infelizes mal-educados. Mas deixo a sugestão para uma próxima: que o clube contrate dois seguranças, para evitar qualquer maior problema.
Quanto aos clubes, percebi algumas coisas (opinião completamente pessoal, como o resto): nosso time precisa definitivamente de sangue novo, o que já aos poucos vem ocorrendo; a Duque sente falta do Bene e talvez de alguém que de um suporte técnico melhor. Concórdia ainda peca pela falta de experiência da gurizada, depois temos alguns times num patamar um pouco mais abaixo, tecnicamente falando.
Sobre o feminino, infelizmente percebo que lentamente morre a categoria, já são somente 5 times, sem renovação, enfim, e uma pena, e espero alguém faça algo para que isso não ocorra. Parabéns a Duque pela conquista, e obviamente a Sogipa por demonstrar ser um adversário a altura, e esses dois times fazerem uma final de alto nível técnico.
Falando do órgão responsável por comandar o esporte no Brasil (CBDT/Punhobol) acredito que faltou um melhor planejamento com relação a bolas e com relação a bandeirinhas. Depois de participar da reunião inicial, onde foi-nos colocado que a as bolas eram do campeonato, ou seja, CBDT, simplesmente não acreditei quando no primeiro jogo do sábado pela manha, nos entregam duas bolas completamente sem condições, completamente sujas, murchas, ai fica difícil de praticar nosso esporte. Ao longo do evento, conseguiram uma bola relativamente nova por campo, e a outra continuava daquelas sem condição. Ai ficava-se alternando as bolas durante os jogos. Fora isso, continuo com a opinião de que os árbitros em sua maioria são fracos, querem e gostam de aparecer, e não perceberam ainda que quem faz o espetáculo são os atletas, e não eles. Fora isso, quase inaceitável que no naipe feminino somente uma atleta tenha condição de apitar os jogos, e de resto apita quem quer. A questão dos bandeirinhas foi outra coisa que por vezes comprometeu, onde alguns bandeiras nem olhavam para os jogos que aconteciam, fora as vezes que atrasavam os jogos em virtude de não ter bandeiras.
Mas creio que esse campeonato brasileiro foi bom no sentido de elevar o padrão de organização, e que os próximos organizadores inspirem-se na Ginastica para fazer evento semelhante ou melhor.
Um forte abraço, e ate a próxima !
George "Alemão" Schuch
